top of page

Conheça o projeto “Fortalecendo redes de atenção às mulheres em situação de aborto legal no SUS”

  • Foto do escritor: Forum Aborto Legal RS
    Forum Aborto Legal RS
  • 12 de jun. de 2023
  • 2 min de leitura

ree

O Fórum Aborto Legal RS dá início, neste mês, ao projeto Fortalecendo redes de atenção às mulheres em situação de aborto legal no SUS. A iniciativa prevê encontros presenciais com as redes de atenção às mulheres em situação de aborto legal em Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul e Rio Grande e visita técnica aos serviços de aborto legal. As discussões de cada encontro serão sistematizadas, com vistas a elaborar um plano de trabalho para ser implementado junto ao Fórum do Aborto Legal para os próximos dois anos. Fortalecendo Redes dá continuidade ao projeto “Articulando redes para ampliar o acesso e qualificar o atendimento de mulheres em situação de aborto legal no SUS”, que teve como foco a articulação das redes do interior do estado onde estão instalados os serviços de interrupção voluntária da gravidez cadastrados no Ministério da Saúde. O projeto anterior foi realizado em 2021 com apoio da FLD e em parceria com a Themis - Gênero, Justiça e Direitos Humanos. Além da realização do mapeamento das redes de atenção às mulheres dos municípios de Canoas, Rio Grande e Caxias do Sul, foram realizadas reuniões virtuais em cada cidade e a produção e divulgação de conteúdos sobre os direitos das mulheres em situação de violência sexual, com o Guia Aborto Legal e de Cuidado à pessoa em Situação de Violência Sexual e um vídeo animação sobre o mesmo tema.


Em 2023, também está prevista a produção de materiais de incidência política, desta vez com foco no judiciário, para superação das barreiras de acesso ao aborto legal. Também pretende-se oferecer artes gráficas para produção de materiais de divulgação dos serviços produzidos pelo Fórum Intersetorial de Serviços de Aborto Legal.


A divulgação dos resultados do projeto será realizada em Porto Alegre em evento durante os 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres e Meninas, que ocorre a partir de 20 de novembro. Se você conhece profissionais da redes de atenção às mulheres em situação de aborto legal nestas cidades, faça o convite e marque aqui nos comentários. As datas serão divulgadas em breve, acompanhe nossas redes e site para receber as informações atualizadas.


Comentários


Fórum Aborto Legal RS - 2023

bottom of page