top of page

Eldorado do Sul: roda de conversa inicia ciclo sobre crise climática e serviços de atenção às mulheres

  • Foto do escritor: Forum Aborto Legal RS
    Forum Aborto Legal RS
  • 22 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura

Na quinta-feira, 18 de julho, uma roda de conversa com mulheres em Eldorado do Sul deu início a uma série de atividades de monitoramento do impacto da catástrofe climática sobre os serviços de atenção à saúde da mulher realizadas pelo Fórum Aborto Legal do Rio Grande do Sul (FALRS).


Durante os próximos quatro meses, serão realizadas rodas de conversas com mulheres atingidas pelas enchentes e profissionais das redes de atenção nas cidades de Canoas, Caxias do Sul, Eldorado do Sul, Porto Alegre e São Leopoldo. O objetivo é a escuta e a disseminação de informações sobre cuidados em saúde e acesso a serviços, em especial no que se refere à violência sexual e à interrupção legal da gravidez. Já em Santa Maria será realizada visita ao hospital da cidade e reunião com a rede de atenção às mulheres, com vistas a fomentar o debate e estruturar a atenção especializada ao aborto legal no município.


Outra ação prevista é a elaboração de um relatório sobre a realidade vivida pelas mulheres durante a crise climática. Para isso, será lançado formulário de levantamento de dados que buscam compreender como as mulheres foram atingidas pelas enchentes, seja em relação aos impactos econômicos e de mobilidade, seja em relação a sua saúde e ao acesso aos serviços. 


Em Eldorado do Sul, o encontro foi realizado no Ponto Popular de Trabalho Alimentação e Saúde, onde são desenvolvidas uma série de ações de apoio às pessoas atingidas pelas enchentes na cidade. O espaço oferece desde a doação de roupas, material de higiene pessoal, cobertores e água potável até a entrega de alimentação a cerca de 400 pessoas por dia. O encontro reuniu um total de 26 mulheres que compartilharam suas experiências de perdas materiais e falta de acesso a serviços e suporte governamental, reconhecendo a importância do apoio que recebem através do Ponto Popular. A roda foi organizada em parceria com o grupo de mulheres do Assentamento Belo Monte e o Grupo Erotildes Brasil e foi facilitada pela integrante do Fórum Aborto Legal RS, Renata Jardim, e pela psicóloga Branca Regina Chedid.


Caso deseje apoiar o trabalho do grupo em Eldorado do Sul, faça contato pelo telefone 051996989532 e saiba como ou envie uma doação por meio da Chave PIX: 04.674.671/0001-99 (Associação Carlos Dornelles, parceira do grupo de mulheres Erotildes Brasil).

Acompanhe a página na internet e as redes sociais do FALRS para mais atualizações.



 
 
 

Comentários


Fórum Aborto Legal RS - 2023

bottom of page