top of page

Evento dialoga sobre justiça reprodutiva na véspera do Dia Internacional da Mulher

  • Foto do escritor: Forum Aborto Legal RS
    Forum Aborto Legal RS
  • 2 de mar. de 2023
  • 1 min de leitura

Na véspera do Dia Internacional da Mulher, uma roda de conversa sobre justiça reprodutiva irá marcar o lançamento na capital gaúcha do livro “Entre a cruz e a espada: a (des)penalização do aborto na América Latina”, da jornalista Cleidi Pereira. O evento, apoiado pelo Fórum Aborto Legal RS e pela Frente Pela Legalização do Aborto do Rio Grande do Sul (Frepla-RS), será realizado na Casa de Cultura Mario Quintana, na terça-feira, 7, às 18h.

Ativistas, pesquisadores, profissionais da saúde e do direito participarão da roda de conversa no Quintana’s Bar. Entre eles, Ariane Moreira, pesquisadora de justiça reprodutiva, Suzete Bragagnolo, procuradora do Ministério Público Federal, e Domenique Goulart, advogada, integrante da Frepla-RS e sócia da Themis Gênero, Justiça e Direitos Humanos.

Publicada pela editora Insular, de Florianópolis, “Entre a cruz e a espada” foi lançado virtualmente em 2021, em meio às restrições provocadas pela pandemia da Covid-19. No ano passado, houve um evento presencial na Casa do Brasil em Lisboa, Portugal, onde a autora reside atualmente.


Em meio às celebrações do 8 de março, a justiça reprodutiva se mostra uma perspectiva importante na luta feminista, porque diversas violências enfrentadas pelos corpos feminizados tem relação com a falta de acesso a políticas dignas de maternidade ou não maternidade. No Brasil, estima-se que uma mulher morre a cada dois dias devido a complicações do aborto inseguro e clandestino – um problema de raça e de classe porque afeta, principalmente, jovens negras e pobres.

 
 
 

Comentários


Fórum Aborto Legal RS - 2023

bottom of page