top of page

Fórum Aborto Legal do RS é apresentado em webinar sobre experiências locais de saúde nas Américas

  • Foto do escritor: Forum Aborto Legal RS
    Forum Aborto Legal RS
  • 14 de mar.
  • 2 min de leitura

O Fórum Aborto Legal do Rio Grande do Sul (FALRS) foi uma das seis experiências de saúde em âmbito local apresentadas durante o webinar da Rede de Trabalho Intersetorial e Participação Social para Equidade em Saúde nas Américas (TIPSESA). O encontro aconteceu na terça-feira, 11.

ree
ree

A rede TIPSESA reúne organizações de diversos países da região das Américas com o objetivo de apoiar o trabalho intersetorial para reduzir as iniquidades em saúde por meio da abordagem de seus determinantes sociais. Ela foi constituída em 23 de novembro de 2023, em Havana, Cuba, como resultado da 1ª Reunião sobre Intersetorialidade para a Equidade em Saúde das Américas, convocada pela Unidade de Promoção da Saúde e Determinantes Sociais da Saúde (HP) do Departamento de Determinantes Sociais e Ambientais da Equidade em Saúde (DHE) da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).


Renata Jardim, advogada do Comitê Latino Americano e do Caribe de Defesa dos Direitos das Mulheres (Cladem) e membro do FALRS foi responsável por apresentar as seis experiências intersetoriais desenvolvidas no território brasileiro.


Em sua apresentação, Renata falou sobre a gestão compartilhada do Fórum, apresentou a rede de parceiros, destacou as ações intersetoriais desenvolvidas e os resultados obtidos: ampliação e qualificação da atenção ao aborto legal no RS, com o aumento do acesso ao procedimento; fortalecimento do trabalho intersetorial das redes de atenção ao aborto legal, ampliando sua articulação e consolidando fluxos e conhecimentos no tema; projetos de lei que buscavam retroceder no tema do aborto legal não aprovados em nível local e federal e criação de novos fóruns estaduais intersetoriais, inspirados na experiência do Rio Grande do Sul.


Além da experiência do FALRS, Renata também apresentou outras cinco experiências brasileiras: o Corre Dazarte – Coletivo de geração de trabalho, renda e produção de saúde mental, o Projeto Transformando Olhares - Grupo de Trabalho para a Promoção da Equidade 2017 a 2023, o Fórum Itaboraí: política, ciência e cultura na saúde, a pesquisa “Intersetorialidade para população em situação de rua durante a pandemia em Belo Horizonte” e a experiência de controle social na construção da Política Estadual de Atenção Integral à Saúde das Mulheres do Rio Grande do Norte. 


A programação do evento também contou com a participação de Laise Andrade, do Ministério da Saúde do Brasil, que apresentou os programas desenvolvidos pelo governo federal no âmbito da saúde, e de Estela Gispert Abreu da Escola Nacional de Saúde Pública de Cuba, que abordou a intersetorialidade na  prática social da saúde pública, desde a experiência cubana. Por fim, as representantes da OPAS apresentaram a TIPSESA e convidaram todos os participantes a se somarem à rede. 


Comentários


Fórum Aborto Legal RS - 2023

bottom of page