top of page

Fórum Aborto Legal RS destaca ampliação do serviço de aborto legal como prioridade no debate da 6ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres

  • Foto do escritor: Forum Aborto Legal RS
    Forum Aborto Legal RS
  • há 7 dias
  • 2 min de leitura
ree

A 6ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Rio Grande do Sul, realizada entre 12 e 14 de setembro em Porto Alegre, definiu como uma de suas prioridades a luta pela ampliação do acesso ao aborto legal em todo o estado. O evento, que teve como tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, preparou as bases para a etapa nacional da conferência, que ocorre em Brasília nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro de 2025.


Camila Dall'Aqua, consultora técnica em saúde que atua na Área Técnica da Política de Saúde da Mulher da SES/RS, coordenou o Eixo 3 – Saúde Integral das Mulheres e Direitos Sexuais e Reprodutivos e destacou o avanço do debate sobre o tema. “As discussões no Eixo 3 foram extremamente produtivas. Dentre as propostas encaminhadas pelas conferências municipais, destacou-se a ampliação dos serviços de aborto legal para todas as macrorregiões de saúde do estado”, afirmou Camila.

A priorização desta pauta foi unânime entre as delegadas durante as deliberações. “Durante a deliberação do grupo sobre quais propostas deveriam receber maior destaque, houve unanimidade quanto à necessidade de priorizar essa pauta. Atualmente, o acesso ao aborto legal no Rio Grande do Sul ainda enfrenta importantes desafios, entre eles a existência de vazios geográficos, com quatro das sete macrorregiões de saúde desassistidas na oferta desse serviço”, complementou Dall'Aqua.

O Fórum Aborto Legal RS teve uma participação ativa na Conferência, com a advogada Renata Jardim integrando a comissão organizadora e dialogando com as participantes ao longo da programação. Além de contribuir para o fortalecimento dos debates, o Fórum distribuiu materiais informativos sobre aborto legal e justiça reprodutiva, ampliando o alcance das informações para diferentes regiões do estado.



 
 
 

Comentários


Fórum Aborto Legal RS - 2023

bottom of page