Plenária de encerramento do ano: FAL faz retrospectiva e destaca ampliação dos espaços de atuação
- Forum Aborto Legal RS
- 13 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
O Fórum Aborto Legal (FAL/RS) encerrou o ano de 2025 com uma plenária marcada por balanço e projeção de próximos passos. A reunião aconteceu nesta terça-feira (9/12), em formato virtual em razão das condições climáticas.
Na abertura, a integrante Maura Belomé conduziu uma dinâmica, com a proposta das participantes compartilharem três momentos mais marcantes do Fórum em 2025. Um dos destaques foi o 6º Colóquio sobre Aborto Legal, considerado um importante espaço político, formativo e de fortalecimento institucional.
Ano de ampliação da atuação e consolidação de frentes estratégicas

A integrante do Fórum, Renata Teixeira Jardim, apresentou a retrospectiva, mostrando que 2025 foi um período de expansão significativa dos espaços de incidência do Fórum e de consolidação de frentes que vêm se fortalecendo ao longo dos últimos anos, entre elas, pesquisa, formação e articulação institucional: “A gestão institucional e a captação de recursos de financiamento que permitiram avanços significativos”, apontou.
Neste sentido, Camila Giugliani destacou que, “este ano nós tivemos uma consolidação do Fórum na área de pesquisa. É uma fonte importante de participação e conteúdo em diversos espaços. O Fórum é um espaço formativo, de tudo que a gente compartilha”.
O ano também foi marcado pelo encerramento do projeto Fortalecendo Redes, com avanço no diálogo com instituições e iniciativas que fortaleceram a atuação do FAL e também as possibilidades de ampliação da rede de atendimento. Entre os destaques, os importantes avanços para credenciamento dos hospitais de Osório e Uruguaiana para se tornar referência em aborto legal.
A produção de materiais impressos, como adesivos, panfletos, cartazes e publicações, foi lembrada por Cláudia Prates como uma das formas de visibilidade institucional: “Temos conseguido alcançar mais pessoas, com produções nossas e das nossas parcerias", citou fazendo referência às duas cartilhas publicadas pelo FAL/RS este ano: destinada à rede do projeto Fortalecendo Redes e sobre Justiça Reprodutiva e Justiça Climática.
A ampliação territorial também foi citada como um ponto importante com a presença crescente de pessoas do interior e a construção de intersecções fundamentais, como a pauta entre justiça reprodutiva e justiça climática, que ganhou centralidade após as enchentes de 2024 e permeou ações e debates ao longo do ano.
Articulação com a SES
O diálogo estabelecido com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), fortalecido pela recomendação interinstitucional elaborada em conjunto com a Defensoria Pública RS e em parceria com Conselhos Estaduais de Saúde, Direitos da Mulher e Direitos Humanos, fomentou o desenvolvimento de uma política de cofinanciamento estadual aos serviços de aborto legal e a consequente ampliação da oferta destes serviços para todas as macrorregiões do estado, em processo de contrução.
Próximos passos
A plenária também abordou a produção de um e-book para 2026, com os temas debatidos no 6º Colóquio e análises do FAL sobre a importância de cada um dos pontos, além da publicação de todos os trabalhos apresentados durante o evento. O conteúdo será construído coletivamente, a partir das falas das painelistas e das contribuições das participantes. O lançamento está previsto para maio de 2026.
Ao final, o grupo também alinhou a definição da primeira plenária de 2026, que será em fevereiro, reforçando o compromisso com a continuidade das ações, o fortalecimento das redes e a atuação qualificada pela garantia dos direitos reprodutivos no Rio Grande do Sul.
