top of page

Proibir aborto não reduz ocorrências, diz OMS

  • Foto do escritor: Fórum Aborto Legal
    Fórum Aborto Legal
  • 27 de jul. de 2017
  • 1 min de leitura

Atualizado: 24 de jun. de 2019

Uma pesquisa publicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na revista The Lancet apontou que a proibição ou restrição do aborto não contribui para a redução do número de casos de gestações interrompidas.


Segundo o estudo, em países onde há proibição do aborto ou é permitido somente no caso de risco à saúde física da mulher, apenas um em cada quatro abortos é seguro. Por outro lado, em países onde o aborto é legal, aproximadamente nove entre dez abortos são realizados de maneira segura. Assim, restringir o acesso ao procedimento não necessariamente tem êxito em reduzir o número de abortos realizados.


O levantamento apontou que hoje 25 milhões de abortos inseguros são feitos anualmente no mundo todo, sendo que 97% desses casos são registrados na América Latina, Ásia e África. "Mais esforços são necessários, especialmente em regiões em desenvolvimento, para garantir acesso a métodos de contracepção e abortos seguros", defendeu Bela Ganatra, cientista do Departamento de Saúde Reprodutiva e Pesquisa da OMS e responsável pela pesquisa.


Segundo ela, se os padrões da OMS forem seguidos, o risco de complicações severas em um aborto é pequeno. Entre 2010 e 2014, as estimativas apontam que 55% dos abortos foram realizados de uma maneira segura, o que significa que foram realizados por pessoas treinadas, usando métodos recomendados pela agência de saúde da ONU.

1 comentário


Aurea Rita
Aurea Rita
27 de ago. de 2020

Você está tendo uma gravidez indesejada podemos ajudar você. (65) 99915-6677

Curtir

Fórum Aborto Legal RS - 2023

bottom of page