top of page

Fórum Aborto Legal participa de aula da Enfermagem na UFCSPA

  • Foto do escritor: Forum Aborto Legal RS
    Forum Aborto Legal RS
  • 23 de jun. de 2023
  • 2 min de leitura

O propósito de sensibilizar os futuros enfermeiros para que entendam a importância do direito ao aborto e saibam cuidar das mulheres de forma humanizada e baseada na ciência motivou uma aula sobre o tema na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).


A psicóloga Angela Ruschel, que atua no atendimento a mulheres em situação violência e aborto legal, foi convidada a falar sobre o tema para os estudantes da disciplina de Enfermagem e Saúde da Mulher II, do curso de Enfermagem. Angela faz parte da equipe multiprofissional do Serviço de Atendimento Integral em Saúde Sexual do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas é integrante do Fórum Aborto Legal do RS e uma das autoras do livro “Violência Sexual e Direito ao Aborto Legal no Brasil: fatos e reflexões” (Editora Fiocruz).


Angela aponta a participação nas aulas dos cursos da graduação da área da saúde como uma oportunidade de ampliar a discussão sobre o tema e sensibilizar os futuros profissionais no que se refere à dinâmica das situações de violência sexual e de uma gravidez indesejada como consequência. “Conversamos sobre os fluxos de atendimento, as reações psíquicas e a desorganização social que decorrem da violência sexual, os obstáculos para a chegada aos serviços de saúde de referência e a importância do atendimento multiprofissional”. O profissional da enfermagem é um dos principais atores nas diferentes esferas da saúde, tanto na atenção primária, quanto nos serviços especializados e deve estar capacitado para prestar esse atendimento, ressalta a psicóloga.


A professora Aline Alves Veleda, que trabalha o tema em suas disciplinas, comenta que a aula era aguardada com expectativa pelos alunos. Eles puderam entender desde a legislação até o atendimento e o cuidado humanizados às mulheres. A formação em Psicologia da convidada também permitiu uma abordagem interdisciplinar do assunto.


Aline afirma que é preciso olhar para as mulheres e seus direitos e ter a percepção do aborto como uma questão que envolve os direitos humanos de uma forma geral, mais especificamente o direito das mulheres. Por isso, os estudantes da área da saúde precisam ter acesso a informações para dialogar sobre o assunto de forma firme e científica, com a perspectiva do cuidado humanizado.


“O aborto é uma questão de saúde pública e os alunos do curso de Enfermagem

precisam ter qualificação e formação humanizada para atenderem mulheres em situação de abortamente e manterem diálogos acadêmicos e científicos frente a questões que, por mais polêmicas que sejam, são de cunho da saúde pública e precisam ser observados com seriedade”, explica Aline.


As disciplinas Saúde da Mulher I e Saúde da Mulher II, desenvolvidas ao longo de dois semestres, lançam um olhar para a mulher em sua integralidade, com uma perspectiva diversa e interseccional. Por isso, as disciplinas buscam dar ênfase a questões relacionados aos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e direitos humanos, que colocam a questão do aborto como um problema de saúde pública. . Além de Aline, as professoras Eliane Goldberg Rabin e Débora Fernandes Coelho também atuam na condução das disciplinas.


 
 
 

Comentários


Fórum Aborto Legal RS - 2023

bottom of page