top of page

Fórum Aborto Legal RS leva justiça reprodutiva ao diálogo climático da COP30

  • Foto do escritor: Forum Aborto Legal RS
    Forum Aborto Legal RS
  • 19 de set. de 2025
  • 2 min de leitura

O Fórum Aborto Legal RS (FAL/RS) teve uma participação destacada em um diálogo preparatório crucial para a COP30 Brasil Amazônia, reforçando a conexão vital entre justiça reprodutiva e a agenda climática. A atividade, realizada no dia 12 de setembro de 2025, em Porto Alegre, foi co-organizada pela Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) e pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania do Governo Federal, integrando o projeto “Vozes dos Biomas rumo à COP30 Brasil Amazônia”.


Representando o Fórum Aborto Legal RS, Claudia Prates contribuiu ativamente com a discussão. Sua participação sublinhou a importância de integrar a perspectiva da justiça reprodutiva nas políticas e debates sobre as mudanças climáticas, destacando como as crises ambientais afetam desproporcionalmente as mulheres e o acesso aos direitos sexuais e reprodutivos.


A presença do FAL/RS neste diálogo é um passo crucial para assegurar que a saúde e os direitos reprodutivos sejam pautas inegociáveis em qualquer estratégia de enfrentamento às mudanças climáticas.


Vozes dos Biomas


O projeto “Vozes dos Biomas” promove oficinas de escuta em cada um dos seis biomas brasileiros, coletando propostas e demandas de comunidades locais. A edição gaúcha focou nos desafios da crise climática no bioma Pampa, reunindo especialistas, profissionais e lideranças locais. Dentre as convidadas especiais, esteve a primeira-dama Janja Lula da Silva. As recomendações resultantes serão compiladas em uma carta a ser entregue à Presidência da COP30 Brasil Amazônia, que ocorrerá em novembro de 2025, em Belém do Pará.


Este processo de escuta visa dar voz aos territórios e às pessoas mais afetadas pela crise climática, garantindo que suas soluç

ões e desafios locais sejam considerados nas decisões internacionais. 


As "Cartas dos Biomas" resultantes dessas escutas serão fundamentais para a integração de todas as demandas e para a formulação de indicadores para a agenda de ação brasileira, onde a justiça reprodutiva, agora, tem um espaço garantido de debate e proposição.



 
 
 

Comentários


Fórum Aborto Legal RS - 2023

bottom of page