top of page

Fórum Aborto Legal é a entidade mais votada na eleição para o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do RS

  • Foto do escritor: Forum Aborto Legal RS
    Forum Aborto Legal RS
  • 3 de nov.
  • 2 min de leitura
ree

No dia 17 de outubro, o Fórum Estadual da Mulher realizou a eleição das entidades da sociedade civil que vão compor a próxima gestão do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio Grande do Sul (CEDM-RS). Na ocasião, o Fórum Aborto Legal RS (FAL-RS) recebeu o maior número de votos — 21 entre as 23 entidades votantes —, tornando-se a organização mais votada do pleito.


Para Renata Teixeira Jardim, integrante do Fórum Aborto Legal RS, o resultado reflete o trabalho  realizado pelo FAL-RS na defesa dos direitos das mulheres,  especialmente em um contexto em que avanços históricos são novamente colocados em risco.


“O resultado expressa a atuação articulada do Fórum no estado, dialogando com diferentes coletivos e instituições em favor da garantia da saúde integral das mulheres, fortalecendo redes de atenção e cuidado, em um momento em que  direitos vêm sendo atacados - como no caso de diferentes projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional, mas também em nível local.”, afirmou.


Eleição do CEDM


A eleição integra o processo de troca de gestão do CEDM-RS, órgão paritário vinculado ao Governo do Estado, composto por representantes do poder público e da sociedade civil. O CEDM tem caráter consultivo, propositivo e fiscalizador, e atua na formulação de políticas públicas voltadas à promoção da igualdade de gênero e ao enfrentamento à violência contra as mulheres.


No âmbito do Fórum Estadual da Mulher, cada entidade participante tem direito a votar em até três organizações. As mais votadas passam a ocupar assentos no CEDM como representantes da sociedade civil organizada, garantindo diversidade de vozes e fortalecimento da participação social.


A posse da nova gestão do Conselho Estadual dos Direitos da Mulhere será no dia 11 de dezembro.



 
 
 

Comentários


Fórum Aborto Legal RS - 2023

bottom of page