top of page

Inscrições para o curso “Eu acolho - Profissionais da saúde na prevenção do aborto inseguro” estão abertas

  • Foto do escritor: Forum Aborto Legal RS
    Forum Aborto Legal RS
  • 5 de ago. de 2024
  • 3 min de leitura

Proporcionar ferramentas práticas e teóricas que contribuam na qualificação de profissionais da saúde para o acolhimento de casos de gestação indesejada, identificação das hipóteses de interrupção legal e reconhecimento dos riscos de práticas inseguras, na perspectiva da redução de danos e de óbitos maternos, é o objetivo do curso a ser realizado em setembro pelo Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde e  Católicas pelo Direito de Decidir, em parceria com o Fórum do Aborto Legal do Rio Grande do Sul. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas previamente desta segunda-feira, 5 de agosto.


Serão realizadas duas capacitações: a primeira, a ser feita no dia 13 de setembro, em parceria com o Grupo Hospitalar Conceição, será destinada aos profissionais do grupo e, caso haja vagas, aos demais profissionais de outros serviços. Já a segunda será no dia 14, em parceria com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), voltada para  residentes e profissionais da UBS Santa Cecília, residentes e profissionais do grupo de atenção à violência sexual do hospital e, caso haja vagas, residentes de medicina da família e comunidade de outros serviços de POA.  


O aborto é um evento comum na vida reprodutiva de mulheres, mas ainda carrega muitos estigmas, tanto para as mulheres e meninas que buscam os serviços quanto para os/as profissionais que atuam no atendimento destas mulheres. “O que queremos aqui é contribuir na compreensão de que o acolhimento e a escuta são fundamentais para que possamos prevenir mortes evitáveis e superarmos juntas todas as barreiras de acesso para que mulheres e meninas recebam a informação correta e a melhor orientação para cada caso”, explica Renata Jardim, do Cladem Brasil/FALRS.


Atividade no Grupo Hospitalar Conceição (GHC)

Data: 13 de setembro de 2024 (sexta-feira)

Horário: 9h às 18h

Local: Auditório Jahyr Boeira no Centro Administrativo do GHC – Av. Francisco Trein, 596 – Cristo Redentor, Porto Alegre/RS.

Público-alvo: residentes e profissionais do GHC, residentes e profissionais do grupo de atenção à violência sexual e, havendo vagas, profissionais de outros serviços de Porto Alegre. As inscrições podem ser realizadas de 05/08 a 09/09/2024.

Link do formulário de inscrição: https://cursos.ghc.com.br/SIN/ 



Atividade no Hospital de Clínicas

Data: 14 de setembro de 2024 (sábado)

Horário: 8h30 às 17h30

Local: Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Auditório Fani Job, Bloco C, 6° andar

Público-alvo: residentes e profissionais da UBS Santa Cecília, residentes e profissionais do grupo de atenção à violência sexual do HCPA e, se houver vagas, residentes de medicina da família e da comunidade (MFC) de outros serviços de POA. As inscrições estarão abertas de 05/08 a 09/09/2024.

Link do formulário de inscrição: https://forms.gle/wRpArU4YxGSQ1Lbo6


Conheça os organizadores


Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde

Fundado em 1981, o Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde desenvolve um trabalho com especial foco na atenção primária a saúde de pessoas com potencialidade de gestar, as mulheres e outros gêneros dissidentes, com uma perspectiva feminista, interseccional e humanizada.

Hoje, o Coletivo Feminista é composto por uma equipe de médicas, obstetrizes, advogada, psicólogos/as e antropóloga e desenvolve, para além dos atendimentos em saúde e à violência, uma atuação política em direitos sexuais e reprodutivos, com especial enfoque na temática da descriminalização e legalização do aborto e amplo acesso a métodos contraceptivos.


Católicas pelo Direito de Decidir

Católicas pelo Direito de Decidir é um movimento político de cunho internacional que se articula em organizações não-governamentais (ONGs) hoje em 12 países pelo mundo. Formada por mulheres que são católicas, a ONG propõe um questionamento sobre determinadas leis eclesiásticas da instituição, em especial aquelas relacionadas ao aborto, direitos reprodutivos e à autonomia das mulheres sobre o próprio corpo.


Fórum Aborto Legal RS (FALRS)

O FALRS reúne organizações da sociedade civil, representação dos serviços e de profissionais da assistência e de universidades preocupados com a garantia dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres. Dentre esses direitos, está o aborto previsto legalmente em três circunstâncias: quando o feto for anencéfalo, quando a gravidez significar risco de vida à gestante e quando a gravidez for resultante de estupro.

Além de promover a conscientização sobre esse direito, buscamos que todas as mulheres, meninas ou pessoas que gestam tenham acesso à informação, acolhimento e atendimento na rede de hospitais habilitados a fazer o aborto legal no Rio Grande do Sul. Para isso, o Fórum desenvolve ações concretas para tornar mais acessível e qualificar o atendimento por meio de diferentes atividades como: reuniões regulares; diálogo com gestores, serviços de saúde e entidades de classe profissional; organização dos Colóquios sobre Aborto Legal no RS; participação em eventos diversos, acadêmicos ou não; produção de materiais de divulgação; atividades de formação continuada, dentre outras.


 
 
 

Comentários


Fórum Aborto Legal RS - 2023

bottom of page