top of page

Pelo direito de viver a sexualidade e a reprodução com liberdade, respeito e igualdade

  • Foto do escritor: Forum Aborto Legal RS
    Forum Aborto Legal RS
  • 5 de jul. de 2023
  • 2 min de leitura



*Por Domenique Goulart Orgulho LGBTQIAP+ é poder ser quem se é, nomear sua identidade, amar e exercitar livremente a sexualidade. Não apenas para que se possa viver sem medo de violência e com a mera tolerância da sociedade. Orgulho LGBTQIAP+ é sobretudo para que possamos celebrar essas existências múltiplas como possíveis, reconhecíveis e dignas. Para que essas existências de fato importem, sejam consideradas valorosas.


Há muita dignidade em poder ser reconhecida em sua integralidade. A nossa sexualidade e a nossa identidade de gênero compõem aspectos muito relevantes de quem somos, não devem ser negligenciadas ou invisibilizadas, especialmente quando falamos em políticas públicas e vulnerabilidades sociais. O cuidado integral que a área da saúde deve promover precisa igualmente contemplar as especificidades de corpos diversos e reconhecer vulnerabilidades ligadas ao gênero e à sexualidade.


Tanto as pesquisas, as políticas públicas quanto as pessoas profissionais de saúde devem atentar às corporalidades que não estão dentro da norma. Mulheres lésbicas, bissexuais, pansexuais, trans e travestis, pessoas não binárias, intersex e assexuais, homens gays, bissexuais, pansexuais, trans: todas essas formas de existir são alvos de violências específicas e precisam de orientações técnicas particulares às suas necessidades.


Os direitos sexuais e reprodutivos quando pautados exclusivamente por uma lógica cis-heteronormativa exclui violentamente corpos e vivências. As políticas públicas devem ser orientadas com base em necessidades de saúde com particularidade, promovendo acesso a todas as pessoas. Pessoas com capacidade de gestar e abortar devem ter seus direitos sexuais e reprodutivos garantidos, não sendo aceitável que o atendimento em saúde seja mais um espaço de revitimização e de deslegitimação da identidade de pessoas LGBTQIAP+. É necessário haver capacitação permanente para que existências diversas sejam reconhecidas e respeitadas, podendo haver orgulho de ser quem se é, especialmente dentro do consultório, lugar de cuidado e promoção de bem-estar.

 
 
 

Comentários


Fórum Aborto Legal RS - 2023

bottom of page