top of page

Reflexões sobre o papel de profissionais de psicologia no atendimento a situação de violência sexual

  • Foto do escritor: Forum Aborto Legal RS
    Forum Aborto Legal RS
  • 29 de ago. de 2022
  • 3 min de leitura

Neste sábado (27) em que se celebra o Dia da Psicóloga e do Psicólogo, queremos refletir sobre o papel destes profissionais no atendimento a mulheres em situação de violência sexual e de aborto legal. Convidamos a psicóloga Camila Noguez, servidora da Clínica de Atendimento Psicológico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, para responder a algumas questões sobre o assunto. Veja trechos abaixo. A entrevista completa está disponível no site do Fórum Aborto Legal RS (link na bio).

​​


Qual o papel do profissional de psicologia dentro do serviço do aborto legal?

A psicóloga ou o psicólogo compõe a equipe multiprofissional e interdisciplinar dos serviços de aborto legal. Essa equipe atende às pessoas que buscam o direito à interrupção da gravidez nos casos de estupro, por exemplo. A especificidade da ou do profissional, nessa equipe, será a escuta da narrativa envolvendo a violência sofrida, para daí avaliar os cuidados em saúde mental que se fizerem necessários, tanto de curto quanto de longo prazo.


Qual a importância de a profissional de psicologia estar atenta (ou atento) à situação das mulheres vítimas de violência sexual e aos direitos destas mulheres?

Para o senso comum, o aborto sempre é uma vivência traumática e residiria aí a contribuição do campo psi para o tema. No entanto, os estudos apontam que o alívio é o principal sentimento de quem pôde abortar. Constitui evento com expressivo potencial traumático, sim, ser violentada e não poder acessar o direito ao aborto, ser obrigada a ter um filho que não escolheu ter. A importância de estarmos atentas aos direitos de mulheres e meninas vítimas de violência sexual está no nosso compromisso ético com relação às repercussões à saúde física e mental daquelas que não acessam o aborto. Nossa organização social é atravessada por profundas desigualdades de gênero, de raça, de classe, dentre outras, e os diferentes corpos das pessoas com capacidade de gestar/abortar não sofrem as consequências do não-acesso da mesma forma. Tanto que as mulheres que mais morrem em função de o aborto ser criminalizado são as mulheres negras, indígenas e de periferia. Pessoas negras têm 2,5 mais chances de morrer em decorrência de um aborto inseguro (Pesquisa Nacional do Aborto, 2016). As questões com as quais também pode contribuir são: por que razão a vida de mulheres e meninas não têm valor na nossa sociedade? Quais são as repercussões psíquicas de se viver em um país em que uma a cada três pessoas afirma ter sido vítima de agressão sexual na infância (levantamento Datafolha publicado em agosto de 2022)? Quais são as condições para que uma nação não reconheça a autonomia e os direitos das mulheres? Importante lembrar que, na Colômbia, os riscos que uma gestação indesejada pode oferecer à saúde mental da mulher são considerados no aborto previsto em lei. Sabemos que, em alguns casos, o risco para a saúde mental se traduz em risco de vida da mulher. Em contraste com o Brasil, temos o absurdo caso (noticiado em agosto de 2022) da mulher que foi processada por ter abortado após tentativa de suicídio.


Qual a importância da escuta e do acolhimento no atendimento a mulheres em situação de aborto legal e violencia sexual?

É um espaço-tempo importante para elaboração do que foi vivido. A experiência do abortamento é muito singular e possui significados distintos para cada mulher. Verbalizar os sentimentos envolvidos pode oportunizar o traçado da própria história.


Qual a conduta esperada de um profissional que atende a uma mulher em situação de violência sexual?

A conduta de uma escuta respeitosa. Ou seja, não cabe à psicóloga ou ao psicólogo opinar sobre a escolha da mulher, sobre a continuidade ou não da gravidez. Cabe, sim, oferecer à mulher a possibilidade de poder falar sobre o que ela precisar falar.


 
 
 

Comentários


Fórum Aborto Legal RS - 2023

bottom of page