top of page

Torres: formação debateu violência sexual e aborto legal

  • Foto do escritor: Forum Aborto Legal RS
    Forum Aborto Legal RS
  • 22 de fev.
  • 2 min de leitura

Agentes comunitárias de saúde, psicólogas, advogadas, assistentes sociais, conselheiras tutelares e militantes de organizações de mulheres participaram no último dia 20/02 da formação “Violência sexual e Aborto Legal – como atender e encaminhar”, realizada no Centro de Referência da Mulher (CRM) Pricila Selau, no município de Torres (RS).


A atividade foi uma iniciativa da Diretoria de Mulheres, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.  A advogada Renata Jardim e a educadora popular Cláudia Prates, do Fórum do Aborto Legal do Rio Grande do Sul (FALRS), participaram como colaboradoras na formação. 


O encontro teve o objetivo de refletir sobre as possibilidades e desafios no atendimento de mulheres e meninas vítimas de violência sexual e a atuação da rede de atendimento e proteção, discutindo fluxos e protocolos desde uma perspectiva intersetorial.


Claudia apresentou o Fórum e sua origem, elementos sobre a violência sexual, formas de identifica-la e formas de acolhimento e escuta das vítimas. Renata abordou a legislação sobre o aborto legal e os direitos das mulheres e das meninas menores de 14 anos. “Foi um momento muito rico de troca e aprendizados e esse é um dos objetivos do Fórum”, destacou Claudia.


A atividade também foi de mobilização para oficina do programa do Fortalecendo Redes Litoral Norte, que ocorrerá em 17/03, em Osório. O município de Torres ainda não conta com um serviço de atendimento às mulheres vítimas de violência sexual, que precisam ser direcionadas para outras cidades, como Osório e Porto Alegre.


Em Osório já há uma estrutura e mais capacidade de futuramente organizar serviços de acolhimento às mulheres vítimas de violência sexual, além de um Centro de Referência de Atendimento à Infância (CRAI) e a mulheres em situação de aborto previsto em lei.

 “Essa formação é um passo essencial para alinhar práticas e ampliar o acesso aos direitos previstos em lei”, destacou a diretora da Mulher e do CRM, Débora Fernandes. 


O encontro contou também com a presença da secretária da pasta de Assistência Social e Direitos Humanos, Michele Brocca Duarte, que reforçou o compromisso da gestão municipal em dar cada vez mais atenção às mulheres de Torres que sofrem violência doméstica e outras formas de violência.


As representantes do Fórum também disponibilizaram material informativo de apoio como folders e cartazes que podem ser encontrados no CRM.


ree

ree

ree

Comentários


Fórum Aborto Legal RS - 2023

bottom of page